A Espanha está pela segunda vez em uma semifinal de Copa do Mundo. Depois de 50 anos, os espanhois repetem o feito do Mundial do Brasil, em 1950. Neste sábado, a “Fúria” bateu o Paraguai por 1 a 0 e garantiu vaga entre os quatro melhores do torneio. O próximo jogo será contra a Alemanha, na quarta-feira (3). A partida será uma reedição da final da última Eurocopa, em 2008, quando Fernando Torres marcou o gol da vitória por 1 a 0 que deu o título aos espanhois.
Com apenas três gols marcados, o Paraguai chegou às quartas de final com o pior ataque entre os oito classificados. Até a paciência do técnico Gerardo Martino chegou ao fim antes da partida contra a Espanha. Insatisfeito, o treinador tirou os até então titulares Lucas Barrios e Roque Santa Cruz e escalou Valdez e Cardoso.
Mesmo com o setor ofensivo renovado, o jogo do Paraguai se baseou na defesa, como sempre. Os sul-americanos até começaram pressionando a saída de bola espanhola, e conseguiram evitar lances perigosos para o goleiro Villar.
Logo no primeiro minuto, Santana chutou da entrada da área e Casillas fez a defesa.
Favorita, a Espanha dominou a posse de bola no primeiro tempo. A equipe tocava com rapidez e buscava sempre o atacante Villa para chegar com perigo ao ataque. Porém, o novo contratado do Barcelona não conseguia finalizar as jogadas.
Assim, a Espanha ameaçou pouco o Paraguai, que se defendia bem e saía com velocidade no contra-ataque. Com os atacantes de ambos os lados pouco inspirados, o placar da primeira etapa ficou no 0 a 0.
Na volta do intervalo, o técnico Martino adiantou a marcação e passou a pressionar a saída de bola dos espanhois.
Aos 11min, Vicente Del Bosque, treinador da Espanha, resolveu tirar o atacante Fernando Torres para a entrada de Fabregas. A mudança colocou mais um jogador no meio-campo da “Fúria”, mas Iniesta e Xavi não estavam em um bom dia.
A situação ficou complicada para a Espanha aos 12min. Na cobrança de escanteio, Pique segurou Cardozo dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, porém, o próprio Cardozo bateu no canto esquerdo de Casillas, que caiu e fez a defesa.
Logo no lance seguinte, pênalti para a Espanha.Villa puxou contra-ataque, entrou na área e foi derrubado por Alcaraz. Na primeira cobrança, Xavi Alonso deslocou o goleiro Villar e marcou. Só que os espanhois invadiram a área antes da cobrança, e juiz mandou voltar. Na segunda, Villar caiu no canto esquerdo e fez a defesa.
Depois das chances perdidas, as duas equipes foram para o ataque. Alternaram momentos de perigo, mas pecaram nas finalizações.
Aos 38min não teve jeito. A Espanha saiu em contra-atauqe rápido, Iniesta, na entrada da área, rolou para Pedro, que chutou na trave. No rebote, Villa marcou seu quinto gol na Copa, tornando-se o maior artilheiro do torneio. Dos seis gols espanhois no Mundial, cinco foram dele.
O Paraguai partiu para cima no final do jogo, mas os jogadores não conseguiram evitar a eliminação.
PARAGUAI 0 x 1 ESPANHA
Local: Estádio Ellis Park, em Johanesburgo (África do Sul)
Data: 3 de julho de 2010 (Sábado)
Horário: 15h30 (Brasília)
Árbitro: Carlos Batres (Guatemala)
Assistentes: Leonel Leal (Costa Rica) e Carlos Pastrana (Honduras)
Cartões amarelos: Piqué, Busquets (ESP); Alcaraz, Victor Cáceres, Morel Rodríguez e Santana (PAR)
GOL: David Villa, aos 37 minutos do segundo tempo
PARAGUAI: Villar, Veron, Paulo Da Silva, Alcaraz e Morel Rodríguz; Victor Cáceres (Lucas Barrios), Barreto (Vera), Santana e Riveros; Cardozo e Valdez (Roque Santa Cruz)
Técnico: Gerardo Martino
ESPANHA: Casillas, Sergio Ramos, Puyol (Marchena), Piqué e Capdevila; Busquets, Xabi Alonso (Pedro), Xavi e Iniesta; David Villa e Fernando Torres (Fabregas)
Técnico: Vicente del Bosque